Mundo

Obama lamenta bloqueio no Senado de lei de paridade salarial

Agência France-Presse
postado em 17/11/2010 22:07
Washington - O presidente americano, Barack Obama, lamentou nesta quarta-feira (17/11) o bloqueio, no Senado, de uma lei que reforça leis para assegurar a igualdade no pagamento de salários de homens e mulheres.

"Estou profundamente decepcionado de que uma minoria de senadores tenha evitado que a Lei de Equidade no Recibo de Salário fosse levada ao recinto e submetida a votação", disse o presidente, em comunicado.

O projeto de lei, já aprovado pela Câmara de Representantes em 2009, ficou a dois votos dos 60 necessários no Senado para encerrar os debates e iniciar a votação final.

"Meu governo continuará lutando pelo direito da mulher de receber o mesmo pagamento pelo mesmo trabalho", acrescentou Obama.

Nos Estados Unidos já existe uma lei que assegura que as mulheres recebam salário igual para a mesma função desempenhada por seus colegas homens, mas o projeto bloqueado visava a reforçar as medidas, ao requerer do empregador que justificasse qualquer diferença salarial com base em treinamento, estudos ou experiência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação