Mundo

Obama: ratificar o tratado START é imperativo para a segurança nacional

Agência France-Presse
postado em 18/11/2010 15:51
Washington - O presidente Barack Obama insistiu nesta quinta-feira (18/11) que ratificar o tratado START com a Rússia é "imperativo para a segurança nacional" e que espera que os legisladores o aprovem ante do fim do ano.

"É um imperativo da segurança nacional que os Estados Unidos ratifiquem o novo tratado START este ano", afirmou Obama, rodeado de ex-secretários de Estado, incluindo Henry Kissinger e Madeleine Albright.

"Não se trata de política, e sim de segurança nacional", insistiu, a fim de pressionar os senadores republicanos reticentes a considerar antes do fim do ano o texto do pacto que reduzirá os arsenais nucleares de Washington e Moscou.

Na véspera, Hillary fez um apelo ao Senado para que os parlamentares votem o mais rápido possível o histórico tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia.

"Podemos e devemos avançar", disse Hillary, durante uma rara visita ao Congresso para promover a aprovação do tratado. "Este tratado está pronto para ser votado pelo Senado dos Estados Unidos".

A oposição republicana ameaçou bloquear qualquer esforço para ratificar o novo START.

A ratificação do Senado requer 67 votos de um total de 100 - maioria que já era bastante difícil para a Casa Branca antes das eleições de 2 de novembro, que elevou o número de assentos dos republicanos para 47.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação