Mundo

Casa Branca condena energicamente ataque norte-coreano

Agência France-Presse
postado em 23/11/2010 08:27
Washington - A Casa Branca declarou nesta terça-feira (23/11) que "condena energicamente" o ataque da Coreia do Norte a uma ilha da Coreia do Sul. O ataque causou a morte de pelo menos dois marinheiros sul-coreanos e feriu 13 soldados.[SAIBAMAIS]

"Hoje mais cedo a Coreia do Norte realizou um ataque de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yenpyeong. Estamos em contato direto e contínuo com nossos aliados sul-coreanos", afirma o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em um comunicado.

"Os Estados Unidos condenam energicamente este ataque e apelam à Coreia do Norte que suspenda sua ação beligerante e cumpra integralmente os termos do Acordo de Armistício", acrescenta o texto.

O horário incomum do comunicado - emitido às 4h30 locais (7h30 de Brasília), apenas algumas horas após os disparos - mostra a preocupação da Casa Branca sobre um dos incidentes fronteiriços mais sérios desde a guerra de 1950-53 entre os dois vizinhos coreanos.

Gibbs destaca ainda que os Estados Unidos estão "profundamente comprometidos com a defesa do nosso aliado, a República da Coreia, e com a manutenção da paz e da estabilidade na região".

Seul advertiu a Pyongyang que fará "represálias" diante de novas provocações, depois que dezenas de projéteis foram lançados sobre a ilha desabitada perto da fronteira entre as duas Coreias.

O ataque iniciou um fogo cruzado, ao mesmo tempo em que as Forças Armadas da Coreia do Sul entraram em alerta máximo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação