Mundo

Evo Morales teria tumor, mas governo desmente

postado em 30/11/2010 16:35

Um documento divulgado pelo WikiLeaks da embaixada americana em Brasília revelou que o presidente boliviano tem ou teria um tumor nasal, informação desmentida nesta terça-feira pelo governo boliviano.


Segundo um relatório de janeiro de 2009 da embaixada americana em Brasília ao Departamento de Estado, o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, "confirmou um rumor de que Morales sofre de um sério tumor nasal".


Jobim afirmou ao embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, que o presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, durante um encontro bilateral "ofereceu a Morales exames e tratamento em um hospital de São Paulo".


O documento afirma que, embora tenha sido anunciado que Morales sofria de sinusite aguda, de acordo com Jobim "o problema foi causado por um grave tumor", mas o tratamento foi adiado por um referendo constitucional marcado para 25 de janeiro deste ano.


Jobim, que participou da reunião entre Lula e Morales, "comentou que este tumor explica porque Morales parecia distraído nesta e em outras reuniões recentes".


O governo boliviano negou nesta terça-feira que o presidente Morales sofra ou tenha tido um tumor no nariz.


"Foi um problema de septo nasal, mas de nenhuma maneira o presidente tinha um tumor, menos ainda um tumor que poderia gerar dificuldades em sua saúde", afirmou o porta-voz governamental Iván Canelas à rádio privada Erbol.


Canelas considerou que tem "uma boa carga de especulação" o relatório que a embaixada dos EUA em Brasília enviou ao Departamento de Estado em janeiro de 2009.


Canelas lembrou que o presidente Morales foi operado em fevereiro por uma equipe de médicos cubanos em La Paz, porque tinha "um problema de septo nasal". "Todos sabem que o presidente se submeteu a uma cirurgia do nariz, porque tinha um problema de septo que gerava dificuldades, especialmente coriza, às vezes resfriados constantes, permanentes", insistiu o porta-voz da Bolívia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação