Mundo

Noza Zelândia homenageia mineiros mortos

Agência France-Presse
postado em 02/12/2010 11:31
Greymounth (NOVA ZELÂNDIA) - Mais de 11 mil pessoas, incluindo o primeiro-ministro neozelandês, John Key, assistiram nesta quinta-feira à cerimônia em homenagem aos 29 mineros mortos após um acidente em uma mina na costa oeste da Ilha Sul da Nova Zelândia

A cerimônia foi celebrada perto das montanhas Paparoa, nas proximidades da mina de Pike River, em que estão os corpos dos 29 mineiros.

"O que aconteceu em Pike River faz parte agora da história da Nova Zelândia, uma página nova e dolorosa", declarou o premier.

Os mineiros desaparecidos tinham entre 17 e 62 anos. Dois eram australianos, dois, britânicos, um, sul-africano e 24, neozelandeses.

No dia 19 de novembro ocorreuu uma explosão de gás na mina de Pike River, perto da cidade de Greymouth, na costa oeste da Ilha Sul da Nova Zelândia. Uma segunda explosão poucos dias depois acabou com as esperanças de encontrar sobreviventes.

Uma terceira explosão seguida por um incêndio impediu até o momento as operações para a retirada dos corpos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação