Mundo

Aeroporto de Barcelona retoma progressivamente os voos

Agência France-Presse
postado em 03/12/2010 21:24
Madri - O aeroporto de Barcelona está retomando gradualmente os voos, após a metade dos controladores aéreos assumir os postos de trabalho, informou nesta sexta-feira (3/12) o organismo aeroportuário espanhol AENA.

"Estão sendo reestabelecidos progressivamente os voos no aeroporto de Barcelona, exceto os que vão para Madrid e para (as ilhas) Baleares", afirmou à AFP um porta-voz da AENA.

O órgão gestor dos aeroportos espanhóis afirmou que os controladores de tráfego aéreo em Barcelona assumiram seus postos de trabalho às 22h local (19h de Brasília), depois que baixas em massa destes profissionais forçaram durante a tarde o fechamento do espaço aéreo espanhol, exceto o da região da Andaluzia (sul).

No aeroporto de Torrejón de Ardoz, onde encontra-se o centro de controle de tráfego aéreo na região de Madri, os controladores se apresentaram, mas recusaram-se a assinar a folha de ponto, e portanto não estão trabalhando.

Essa recusa está repercutindo no aeroporto de Madri-Barajas, onde cinco controladores se apresentaram, mas não puderam trabalhar devido às perturbações no centro de controle, de onde dependem os voos que se aproximam de Madri, segundo a AENA.

Em Sevilha (sul), sete dos onze trabalhadores assumiram os postos, acrescentou o organismo.

Os controladores espanhóis foram se reincorporando aos seus postos de trabalho após a parada em massa que levou, na tarde desta sexta-feira, ao fechamento do espaço aéreo espanhol.

A iniciativa dos controladores provocou o caos entre milhares de passageiros, no início de um feriado prolongado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação