Mundo

Secretário de defesa dos EUA: Retirada americana do Afeganistão é incerta

Agência France-Presse
postado em 16/12/2010 17:58
Washington - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse nesta quinta-feira (16/12) que o ritmo da retirada americana do Afeganistão em 2011 é incerto e não ocultou o otimismo em relação ao rumo da guerra contra os talibãs.

Em entrevista à imprensa, depois da divulgação pela Casa Branca do resumo de um relatório sobre a marcha da guerra no Afeganistão, Gates disse que o progresso era "palpável" no terreno, mas que ainda é muito cedo para estimar quantos soldados seriam retirados na data estimada de julho de 2011.

"O presidente deixou claro que a retirada dependerá das condições", disse Gates. "A expectativa é de que avancemos e que a retirada poderá ser acelerada", acrescentou.

Quase 100 mil soldados dos Estados Unidos estão presentes no momento no Afeganistão, depois de o presidente Barack Obama ordenar o reforço de 30 mil efetivos há um ano, numa tentativa de reverter o curso da guerra iniciada em 2001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação