Mundo

Governo cubano ensinará pela TV como construir casa própria

Agência France-Presse
postado em 08/01/2011 19:34
A televisão estatal de Cuba transmitirá a partir de domingo um curso sobre como construir uma casa, nove meses após o governo de Raúl Castro autorizar os cubanos a erguê-las com esforços e recursos próprios, informou neste sábado a imprensa local.

"Com suas próprias mãos: Como construir e manter sua casa" dará à população "conhecimentos imprescindíveis sobre as ações para realizar a construção de novas casas ou a reforma das existentes por meio do próprio esforço", afirmou o jornal "Juventud Rebelde".

O curso de 24 aulas, que também informará sobre "os requisitos legais" e "as principais diretrizes urbanísticas e arquitetônicas" que os cubanos devem seguir, será transmitido por um dos canais educativos da rede de TV local, acrescentou o jornal.

Em abril, o governo autorizou os cubanos a construir suas casas com esforços e recursos próprios, a fim de enfrentar o deficit de mais de meio milhão de casas que Cuba acumula há décadas.

A construção de casas na ilha, com 11,2 milhões de habitantes, era até então um processo principalmente estatal. Entretanto, o programa aprovado há cinco anos com uma meta de 100 mil casas anuais não foi cumprido e foi reajustado pela metade.

Apesar da autorização, o governo eliminou em novembro os subsídios aos materiais de construção, o que pode tornar muito difícil para os cubanos, com um salário médio de US$ 20, construir uma casa por conta própria.

Os materiais de construção agora são vendidos a preços altos em lojas estatais, o que faz com que a população recorra ao mercado negro, abastecido com roubos ao Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação