Mundo

Biblioteca John F. Kennedy publica arquivos do presidente falecido

Agência France-Presse
postado em 15/01/2011 16:05
Washington - A Biblioteca John F. Kennedy publicou na internet milhares de documentos e fotografias do presidente americano falecido, para comemorar o aniversário de 50 anos de sua posse.

A coleção, disponível no site jfklibrary.org, é considerada a base digital de dados mais completa de um ex-presidente dos Estados Unidos, segundo a fundação da Biblioteca John F. Kennedy, com sede em Boston (nordeste).

"Meus pais acreditavam que a história é um de nossos maiores mestres", afirmou em comunicado a filha do ex-presidente, Caroline Kennedy.

"No momento em que os jovens confiam cada vez mais na internet como fonte primária de informação, esperamos que este arquivo on-line permita a uma nova geração obter mais informação sobre este importante capítulo da história americana", acrescentou.

Os documentos históricos, cartas, fotografias e filmes são relativos ao movimento pelos direitos civis, à Guerra Fria, às relações com a União Soviética, à crise dos mísseis cubanos e o começo da viagem épica do homem à Lua.

A coleção digital inclui 200.000 páginas de documentos, 300 fitas de áudio de 1.245 discursos, reuniões, conversas telefônicas, assim como 72 rolos de filme e 1.500 fotos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação