Mundo

Anistia pede que o Haiti entregue 'Baby Doc' à justiça

Agência France-Presse
postado em 17/01/2011 13:16

LONDRES (AFP) - A organização de Direitos Humanos Anistia Internacional pediu nesta segunda-feira que as autoridades haitianas encaminhem à justiça o ex-ditador Jean-Claude Duvalier, o "Baby Doc", que retornou ao Haiti após 25 anos de exílio.
"As violações dos Direitos Humanos, generalizados e sistemáticos, cometidos no Haiti durante o reinado de Duvalier representam crimes contra a humanidade. O Haiti tem a obrigação de persegui-lo, assim como todos os responsáveis deste gênero de crime", informou Javier Zuñiga, conselheiro especial da organização com sede em Londres.

"As autoridades haitianas devem romper com o ciclo de impunidade que prevaleceu durante décadas no Haiti. Não levar os responsáveis perante a justiça acabará provocando outras violações dos Direitos Humanos", considerou em um comunicado da organização.

"Durante esses quinze anos no poder (1971-1986), a tortura sistemática e outros maus-tratos eram amplamente disseminados em todo o país. Centenas de pessoas ;desapareceram; ou foram executadas. Os membros das forças armadas e da milícia, igualmente conhecidos como ;Tontons macoutes;, representaram um papel primordial na repressão de militantes pró-democracia e dos Direitos Humanos", acrescentou a Anistia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação