Mundo

México prende um dos chefes do narcotráfico

postado em 18/01/2011 17:50
A Polícia Federal do México prendeu nesta terça-feira (18/1) Flávio Méndez Santiago, conhecido ;El Amarillo; (O Amarelo), considerado um dos principais chefes do narcotráfico no país e fundador do cartel denominado Los Zetas. Santiago atuou também nos cartéis de Golfo e El Chapo. Ele é acusado de vários assassinatos e do planejamento e implementação de ações para a fuga de 21 detentos na prisão de Apatzingán.

As informações são da empresa pública, a Agência de Notícias do Estado do México (Ntmex). Para as autoridades mexicanas, a organização de Los Zetas é uma das perigosas em atuação no país. Tanto que a Procuradoria Geral da República ofereceu uma recompensa de 15 milhões de pesos (cerca de US$ 1,2 milhão) por informações sobre o cartel.

O traficante foi preso no estado de Oaxaca, na cidade de Villa Etla. A região é conhecida por manter vários locais usados como esconderijos por foragidos da Justiça, a exemplo de Nuevo León, Jalisco e Cidade do México. Segundo os policiais, ele escondia drogas e armas em vários locais distintos do México.

Há dois anos, de acordo com os policiais, "El Amarillo" foi enviado à Guatemala para combater adversários do cartel Los Zetas e ampliar as operações de tráfico na região. O cartel de Los Zetas é uma organização criminosa a qual é atribuída o assassinato de 72 imigrantes ilegais.

Em agosto de 2010, os imigrantes tentavam ultrapassar a fronteira do México com os Estados Unidos. De acordo com relatos, integrantes de Los Zetas interceptaram o grupo e assassinaram homens, mulheres e crianças. Havia quatro brasileiros entre as vítimas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação