Mundo

FBI interroga clandestinos detidos no México

Agência France-Presse
postado em 24/01/2011 08:55
MÉXICO - O governo do México permite que o FBI (a polícia federal americana) interrogue os milhares de imigrantes ilegais detidos em seu território para as investigações sobre terrorismo internacional, revela o site do jornal espanhol El País, que cita documentos vazados pelo WikiLeaks.

"O CISEN (Centro de Investigação e Segurança Nacional) autorizou que os ilegais fossem interrogados pelo FBI e por outras agências de segurança a pedido das autoridades americanas", segundo o El País, que cita um telegrama da embaixada americana no México com data de 2008.

O FBI e as demais agências estariam "obcecadas" com a possibilidade de que o terrorismo internacional aproveite a "fragilidade da fronteira e a irresponsabilidade policial mexicana" para atacar os Estados Unidos.

Os interrogatórios aconteceriam nos centros migratórios nos quais o México mantêm os ilegais antes de repatriá-los para seus países de origem.

Ass autoridades mexicanas prenderam entre janeiro e setembro do ano passado 56.500 imigrantes ilegais, a maioria procedente de Honduras, El Salvador e Guatemala.

As estimativas, no entanto, são de que quase meio milhão de clandestinos entram anualmente no México para tentar chegar ao território americano por algum ponto dos 3.326 quilômetros da fronteira comum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação