Mundo

Termina a escavação de controverso túnel na Cidade Antiga de Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 25/01/2011 11:22
JERUSALÉM - Arqueólogos israelenses concluíram a escavação de um túnel que passa sob as muralhas da Cidade Antiga de Jerusalém e desemboca na Esplanada das Mesquitas, um projeto polêmico que pode aumentar a tensão a região.

"Depois de obras que duraram sete anos, foi liberado o última trecho deste túnel de 600 metros de comprimento, que servia em particular para a drenagem das águas da chuva no período do segundo templo de Jerusalém", declarou à AFP um porta-voz do Departamento de Antiguidades de Israel.

Segundo ele, o túnel não passa sob o Monte do Templo, como os iraelenses chamam a Esplanada das Mesquitas, terceiro local sagrado do islã, após Meca e Medina.

De acordo com a imprensa israelense, as forças de segurança estão em alerta pelo temor de "distúrbios". Mas polícia desmentiu a informação.

O túnel liga a Cidade de Davi, um sítio arqueológico administrado por colonos judeus no bairro palestino de Silwan, ao pé das muralhas da Cidade Antiga, a um parque arqueológico ao sul da Esplanada das Mesquitas.

Silwan é cenário há meses de confrontos quase diários entre palestinos, colonos judeus e policiais.

A conclusão da obra do túnel foi atrasada em um ano por uma ordem da Corte Suprema israelense, após um recurso de habitantes palestinos de Silwan que consideravam que os trabalhos colocavam em perigo suas casas. Mas em 2009, a Corte rejeitou o recurso e as obras foram retomadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação