Mundo

Número de mortos em epidemia de cólera no Haiti se estabiliza, diz Opas

postado em 28/01/2011 09:35
Brasília - O porta-voz da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Daniel Epstein, afirmou nesta sexta-feira (28/1) que o número de mortos em decorrência da epidemia de cólera no Haiti está estabilizado. Ele alertou, no entanto, que essa análise é temporária. Oficialmente, o Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro.

Desde a eclosão da doença, 209.034 pessoas foram infectadas, das quais 117.930 foram hospitalizadas. Segundo Epstein, a taxa de contaminação caiu de 9% para 2% em números gerais no Haiti.

Para o porta-voz da Opas, o número de casos se estabilizou ligeiramente, mas pode simplesmente representar uma baixa temporária. ;Saberemos se o pior já passou apenas quando o número de casos começar a descer e, no momento, esse não é o caso;, acrescentou.

A epidemia de cólera ocorre no Haiti no momento em que o país busca a reconstrução, depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010 que devastou a capital Porto Príncipe e as principais cidades. Na política, o clima é de tensão, com a incerteza causada pelo retorno do ex-presidente Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc, e as suspeitas de fraudes nas eleições presidenciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação