Mundo

Ex-presidente norte-americano defende a saída de Mubarak

postado em 01/02/2011 09:26
Brasília - O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (1977-1981) defendeu nesta terça-feira (1;/2) a saída do presidente do Egito, Hosni Mubarak, do poder. Carter afirmou que o egípcio ;terá de sair; do governo e abandonar o poder depois de 30 anos. Em 1979, Carter liderou um acordo de paz entre Egito e Israel.

Carter definiu a sequência de manifestações no Egito contra Mubarak de um ;acontecimento que faz tremer a terra;. Para hoje são organizados protestos no Cairo e em Alexandria. A oposição quer reunir mais 1 milhão de pessoas nas ruas. As manifestações se espalharam por outros locais do mundo, como Roma e Nova York

O ex-presidente norte-americano disse que os protestos no Egito são o acontecimento ;de maior transcendência; que ocorre no Médio Oriente desde que saiu da Casa Branca. Nos 30 anos em que está no poder no Egito, Mubarak converteu-se num líder ;cada vez mais corrupto;, politicamente falando, e ;perpetuou-se no cargo;, realçou Carter.

O ex-presidente norte-americano crê que as manifestações se reduzirão esta semana, mas disse que, na sua opinião, ;Mubarak deve sair;. Segundo ele, os ;Estados Unidos querem que Mubarak continue no poder, mas as pessoas já decidiram [que ele deve sair];.

;Outros presidentes norte-americanos disseram a Mubarak que tem de haver liberdades;, apontando os meios de comunicação e a liberdade de imprensa e de expressão. ;Empresários de meios de comunicação que criticaram Mubarak foram eliminados ou os seus responsáveis presos;, disse Carter.

Em seguida, o ex-presidente afirmou que os protestos no Egito não são resultado de uma revolução ;orquestrada por muçulmanos extremistas;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação