Mundo

Bashir aceita separação do sul do Sudão

Agência France-Presse
postado em 07/02/2011 11:26
CARTUM - O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, afirmou nesta segunda-feira que Cartum aceita o resultado do referendo para a independência do sul do país, horas antes do anúncio da apuração total que deve confirmar a vitória da separação.

"Nós vamos anunciar hoje, para o mundo, que nós aceitamos o resultado e respeitamos a escolha dos sudaneses do sul", afirmou Bashir em um discurso para mulheres e estudantes na sede de seu partido, o Partido do Congresso Nacional (NCP).

"Os resultados do referendo são bem conhecidos. O Sudão do Sul escolheu a separação. Mas nos comprometemos a manter os vínculos entre o Norte e o Sul", completou.

Uma cerimônia está programada em Cartum ainda nesta segunda-feira para a proclamação oficial dos resultados definitivos do referendo, que aconteceu de 9 a 15 de janeiro.

O anúncio é uma simples formalidade, já que segundo os resultados preliminares 98,83% dos sudaneses do sul optaram pela independência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação