Mundo

A saga judicial de Berlusconi entre absolvições e prescrições

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 11:41
ROMA - O chefe de Governo italiano Silvio Berlusconi, que teve o julgamento imediato solicitado por remunerar uma prostituta menor de idade e por abuso de função, já teve vários problemas com a justiça desde que entrou para a política em 1993, mas nunca foi condenado de forma definitiva.

Ele foi condenado três vezes em primeira instância em 1997 e 1998 a seis anos e cinco meses de prisão por corrupção, balanço falso e financiamento ilícito de partido político. Mas depois foi absolvido ou se beneficiou da prescrição dos delitos.

Berlusconi tem atualmente outros novos processos pendentes: um por corrupção de testemunha (Mills) e outro por fraude fiscal na aquisição dos direitos de transmissão de TV (Mediaset), e por abuso de confiança (Mediatrade).

Os três casos foram congelados em 2010 após a adoção de uma lei que lhe concedia imunidade penal durante 18 meses. A proteção foi parcialmente retirada em 13 de janeiro: agora ele deve justificar que tem um "impedimento legítimo" para estar ausente das audiências.

A seguir a cronologia dos problemas judiciais do Cavaliere:

- 1994: corrupção de funcionários da polícia financeira. Condenado em primeira instância em 1997 a 33 meses de prisão. Absolvido na apelação em maio de 2000, em parte por prescrição.

- 1995: balanço falso. Acusado de financiar com caixa dois a compra do jogador Gianluigi Lentini para seu clube, o Milan, foi beneficiado pela prescrição em novembro 2002, graças a uma lei que não penalizava parcialmente o delito.

- 1995: fraude fiscal. Acusado pela aquisição de uma mansão perto de Milão, foi beneficiado pela prescrição.

- 1995: balanço falso na compra da produtora cinematográfica Medusa. Berlusconi foi condenado a 16 meses de prisão em primeira instância, mas absolvido na apelação em fevereiro de 2000.

- 1995: acusado de financiamento ilegal do Partido Socialista Italiano (PSI) através de uma empresa off-shore, a All Iberian. Condenado em primeira instância a 28 meses de prisão em julho de 1998. No recurso, em outubro de 1999, se beneficiou da prescrição.

- 1996: acusado de balanço falso em outro aspecto do caso All Iberian. Absolvido em setembro de 2005.

- 1998: acusado de corrupção por um juiz na compra pela Fininvest da editora Mondadori. Condenado em primeira instância, se beneficiou da prescrição em apelação.

- 1998: acusado de corrupção de juízes no caso chamado de "SME", por impedir a compra da empresa pública de produtos agroalimentares SME em 1985 pelo empresário Carlo De Benedetti. Silvio Berlusconi foi absolvido em definitivo pela Corte de Cassação em outubro de 2007.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação