Mundo

No Irã, manifestantes fazem protesto contra governo de Ahmadinejad

postado em 14/02/2011 15:24
Manifestantes contrários ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, entraram em confronto hoje (14) com autoridades de segurança. Os militares usaram bombas de gás lacrimogênio e balas de tinta para dispersar os manifestantes. Reunidos em pequenos grupos, na capital, Terrã, os manifestantes se concentraram na região da Praça Azadi ; que significa liberdade em persa.

Os manifestantes se referiam a Ahmadinejad como ditador. Houve queima de cestos de lixo. A manifestação não foi autorizada pelas autoridades e a imprensa estrangeira foi alertada para evitar o deslocamento até a praça. Não há registros de mortos e feridos.

Em um ano, esta é a primeira manifestação pública significativa da oposição iraniana. A oposição a Ahmadinejad convocou os simpatizantes para o protesto. A adesão foi promovida em apoio ao fim dos governos dos ex-presidentes Hosni Mubarak, no Egito, e Zine el-Abidine Bem , na Tunísia.

No entanto, as autoridades governamentais proibiram a concentração. Segundo elas, era uma estratégia para protestar contra Ahmadinejad. Militares das Forças Armadas e policiais foram deslocados para o reforço de segurança nas principais ruas de Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação