Mundo

Repressão no Barein deixa dois mortos

Agência France-Presse
postado em 17/02/2011 00:53

MANAMA - Duas pessoas morreram durante a ação das forças da ordem contra manifestantes reunidos em uma praça do centro de Manama, capital do Barein, disse à AFP um porta-voz da oposição xiita na madrugada desta quinta-feira (17). "Duas pessoas morreram e ao menos 50 ficaram feridas, dez gravemente", informou à AFP Matar Matar, porta-voz do movimento Al Wefaq, o principal da oposição xiita.

As forças de segurança atacaram na noite de quarta-feira os manifestantes concentrados na Praça da Pérola, no centro de Manama. "Atacaram a praça onde centenas de pessoas passavam a noite em barracas", revelou Fadel Ahmad, de 37 anos.

Nos arredores da Praça da Pérola, que teve seus acessos bloqueados, ocorreram disparos de armas de fogo. As forças de segurança "chegaram por uma ponte que dá acesso à praça e há vários feridos", disse outro manifestante, Mahmud Faraj.

Um helicóptero sobrevoou a Praça da Pérola - rebatizada de Tahrir (Libertação) como no Cairo, durante o movimento que derrubou o regime de Hosni Mubarak - e vários manifestantes fugiram da região perseguidos pelas forças de segurança.

Milhares de manifestantes voltaram na quarta-feira à praça no centro de Manama, após a morte de dois jovens xiitas durante a repressão dos protestos contra o governo desta monarquia do Golfo.

Mais de duas mil pessoas participaram hoje do funeral de Fadel Salman Matruk, baleado durante a ação para dispersar um protesto diante do hospital onde era velado outro manifestante xiita. "O povo quer derrubar o regime", gritavam os manifestantes, em meio à onda de protestos no Oriente Médio contra regimes autoritários.

O movimento no Barein, convocado via Facebook, exige reformas políticas e sociais, diretamente inspiradas nas revoltas bem sucedidas na Tunísia e no Egito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação