Mundo

Polícia neozelandesa tenta frear saqueadores após terremoto

postado em 24/02/2011 09:33
CHRISTCHURCH - A polícia neozelandesa indicou nesta quinta-feira (24/2) ter registrado mais de uma dezena de casos de roubo e saque em Christchurch, em casas abandonadas por seus habitantes após o potente terremoto de terça-feira, que deixou pelo menos 98 mortos.

A polícia vai percorrer a cidade e seus subúrbios com várias patrulhas para garantir que o toque de recolher seja respeitado, indicou o comandante da polícia do distrito de Christchurch, Dave Cliff.

Policiais australianos e soldados neozelandeses vão ajudar no monitoramento da segurança, acrescentou.

"Queremos garantir que estas patrulhas vigiarão ativamente qualquer um que tente aproveitar de forma criminosa o que acaba de ocurrer", declarou o comandante.

O acesso ao centro de Christchurch, a parte mais atingida da cidade, cujos altos edifícios foram gravemente danificados pelo tremor, foi completamente bloqueado desde terça-feira para facilitar o trabalho das equipes de resgate e evitar saques.

"Não queremos deixar este lugar acessível aos abutres que pensam que (este sismo) é simplesmente uma ocasião de obter o que querem", declarou o prefeito da cidade, Bob Parker.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação