Mundo

Primo e conselheiro de Khadafi pede demissão

postado em 25/02/2011 10:39
Brasília ; Alvo de protestos desde o último dia 15, o governo do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, sofreu nesta sexta-feira (25/2) mais uma baixa significativa. Kadhaf Al Dam, conselheiro e primo de Kadhafi, pediu demissão. Al Dam anunciou o desligamento ;de todas as funções no seio do regime líbio para protestar contra a gestão da crise líbia;, segundo o comunicado oficial. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Al Dam era o encarregado por Khadafi das relações entre o Egito e a Líbia e tem residência também no Cairo. Segundo assessores, Al Dam seguiu rumo ao Egito. Ao apresentar sua demissão, Al Dam ;apelou para o cessar do banho de sangue e para o regresso ao bom senso para preservar a unidade e o futuro da Líbia;.

No passado, Al Dam foi nomeado por Khadafi para missões no exterior, envolvendo vários países do Norte da África, como o Marrocos e o Magrebe. O primo do presidente líbio exercia funções públicas e também contava com a total confiança de Khadafi, segundo autoridades do país.

Desde o agravamento da crise na Líbia, abriram mão de seus cargos, os ministros da Justiça, Mustafa Mohamed, e do Interior, e general do Exército, Abdul Fatah Younis. Mohamed e Younis renunciaram esta semana, depois de afirmarem publicamente que são contrários às decisões tomadas pelo governo Khadafi. Younis sugeriu que as Forças Armadas seguissem seu exemplo.

Ao mesmo tempo, 12 embaixadores líbios deixaram seus postos. Os diplomatas comandavam as missões nos Estados Unidos, na Índia, China, Austrália, em Bangladesh, na Indonésia, Malásia, Polônia, Jordânia e na França, além do representante na Liga Árabe e na Organização das Nações Unidas (ONU). Ontem (24), o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubedi, negou ter a mesma intenção dos demais diplomatas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação