Mundo

Milhares desembarcam em Malta procedentes da Líbia

Agência France-Presse
postado em 26/02/2011 11:14
Valeta - Milhares de pessoas que fogem da violência e do caos na Líbia continuavam chegando neste sábado (26/2) ao porto de La Valeta, capital da pequena ilha de Malta, utilizada por países do mundo inteiro como escala para repatriar seus cidadãos.

Nas primeiras horas da manhã, uma fragata da Marinha britânica, a "HMS Cumberland", com 207 pessoas a bordo, atracou em La Valeta procedente do porto líbio de Benghazi, situado a mil km a leste de Trípoli e sob controle da rebelião contra o regime de Muamar Kadafi.

Os passageiros fizeram uma viagem extenuante em um mar Mediterrâneo agitado. O barco levou 35 horas para chegar ao destino devido às dificuldades meteorológicas.

A fragata transportava principalmente britânicos, mas também cidadãos de mais de 20 países, membros do imenso mosaico de trabalhadores do mundo inteiro que operavam nesse rico Estado petroleiro.

Mais tarde chegaram 2 mil chineses retirados de Benghazi a bordo de um ferry das linhas italianas Grimaldi, fretado por Pequim.

Esses passageiros receberam instruções de permanecerem a bordo até a chegada de aviões para repatriá-los.

Três navios fretados por Pequim já retiraram em torno de 7 mil chineses da Líbia. Fazem parte dos 33 mil trabalhadores chineses na Líbia que atuam na construção ferroviária, no petróleo ou em empresas de telecomunicações. Alguns foram retirados diretamente em aviões para Pequim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação