Mundo

Governo de transição na Tunísia escolhe novo primeiro-ministro

postado em 28/02/2011 09:06
Brasília ; Depois de uma série de manifestações violentas registradas nos últimos dois dias na Tunísia, foi nomeado nesse domingo (27/2) o novo primeiro-ministro, Beji Caid Essebsi. O presidente interino do país, Foued Mebazaa, anunciou a escolha de Essebsi após a demissão de Mohamed Ghannouchi ; que renunciou depois dos protestos e do elevado número de vítimas registrado nas manifestações.

Como resultado desses protestos há pelo menos cinco mortos e 80 feridos. Os manifestantes pediram a renúncia de parte do governo de transição. ;Decidi demitir-me da minha função de primeiro-ministro;, afirmou Ghannouchi em entrevista coletiva. ;Não serei o primeiro-ministro da repressão;, acrescentou.

Ghannouchi assumiu um governo de transição após a queda, em 14 de janeiro, do então presidente Ben Ali. ;Não sou do tipo de pessoa que vá tomar decisões que possam provocar vítimas;, disse ele. Os conflitos na Tunísia envolvem forças de segurança e manifestantes.

Essebsi ocupou cargos em governos anteriores. O porta-voz do principal sindicato do país, a União Geral de Trabalhadores da Tunísia, informou que a entidade não reconhecerá a nomeação de Essebsi. Segundo o sindicato, a escolha foi unilateral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação