Mundo

Cuba condena intervenção militar na Líbia

postado em 01/03/2011 08:43
Brasília ; A exemplo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o governo de Cuba condenou a proposta de intervenção militar internacional na Líbia, na tentativa de pressionar o presidente Muammar Khadafi a deixar o poder. Para Cuba, é necessário buscar o diálogo e respeitar a soberania líbia, disse o representante no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Rodolfo Reyes. As informações são do jornal oficial cubano, Granma.

Para Reyes, os Estados Unidos ;incitam; a violência, a agressão militar e a interferência estrangeira. ;Esperamos que o povo líbio conquiste um Estado precoce pacífico e soberano criado, sem qualquer ingerência estrangeira ou de intervenção, para assegurar a integridade da nação da Líbia;, disse ele.

;Fomos informados sobre os planos de uma intervenção militar humanitária à qual nos opomos porque, em vez de resolver a situação, pode complicar ainda mais e ter outras implicações graves;, disse Reyes. Segundo ele, Cuba ;rejeita categoricamente; qualquer proposta de intervenção na Líbia.

O representante cubano no Conselho de Direitos Humanos, reunido ontem (28) em Genebra, na Suíça, detalhou as razões que levam seu país a rejeitar a proposta de intervenção. ;Temos toda a preocupação a respeito de perdas de vidas e danos causados aos civis pelo conflito. Qualquer pessoa agindo honestamente não pode concordar com a morte de civis inocentes;, disse Reyes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação