Mundo

Forte explosão na cidade líbia de Brega

Agência France-Presse
postado em 02/03/2011 11:37
BREGA - Uma forte explosão foi ouvida nesta quarta-feira (2/3) na cidade líbia de Brega (leste), onde ocorrem confrontos entre partidários de Muamar Kadhafi e opositores, comprovou um jornalista da AFP no local.

Os rebeldes líbios anunciaram nesta quarta-feira ter recuperado o controle de Brega (leste), depois de uma ofensiva das forças de Kadhafi que deixou pelo menos dois mortos, informaram fontes ligadas aos opositores em Ajdabiya (160 km ao oeste de Benghazi).

Brega, que fica 200 km ao oeste de Benghazi, epicentro da revolta no leste do país, "está agora totalmente sob o controle da revolução", afirmou um general da polícia que pediu anonimato.

A fonte está em Ajdabiya, cidade 40 km ao sul de Brega.

"As forças de Kadhafi chegaram a Brega e combateram, mas agora recuam", declarou à AFP Mehdi Suleiman Hussein, um dos combatentes em Ajdabiya.

Segundo ele, apenas os "mercenários" enfrentavam os insurgentes.

Na cidade de Ajdabiya tiros foram disparados para celebrar a vitória dos opositores em Brega.

"Durante a noite, as forças de Kadhafi atacaram o aeroporto de Brega, onde enfrentaram os rebeldes", declarou à AFP Ayman al Moghrabi, um médico que participa no apoio médico aos combatentes de Ajdabiya.

As forças militares entraram em Brega com vários tanques e artilharia pesada e ocuparam um bairro residencial, segundo testemunhas, que também relataram combates intensos no porto da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação