Mundo

Brega e Ajdabiya, cidades estratégicas na Líbia

Agência France-Presse
postado em 03/03/2011 19:59
Benghazi - As cidades de Brega, com suas refinarias de petróleo, e Ajdabiya, um entroncamento rodoviário importante, são vitais estrategicamente para os rebeldes no leste da Líbia para manter a ligação com o resto do país.

Por isso não é surpresa que as forças leais ao líder Muamar Kadafi tenham realizado na quarta-feira uma tentativa mal-sucedida de retomar Brega e seu porto dos rebeldes.

Fontes da oposição também relataram grandes movimentos de tropas indo em direção a Brega, do leste, e para Ajdabiya, a partir do sul.

Brega se localiza no Golfo de Sirte, 800 km a leste de Trípoli, e Ajdabiya a 100 km da costa.

"Brega e Raslanuf (cerca de 100 km a oeste) são consideradas as bases da indústria do petróleo da Líbia", afirmou Fethi Faraj, diretor da Arabian Gulf Oil Co. e membro do conselho civil da cidade de Tobruk.

A maior parte do petróleo e gás extraídos no sudoeste da Líbia são transportados ao porto de Brega, onde uma parte é exportada e outra é refinada para consumo local.

"Brega fornece gás para Benghazi e seus arredores", afirmou sobre a maior cidade do leste da Líbia, que é o centro nervoso na rebelião contra Kadafi e localiza-se cerca de 150 km ao norte. "O resto das cidades da costa são abastecidas por Tobruk".

Mohammed Janis, que trabalha em uma companhia de petróleo em Brega, afirma sem rodeios que, se as forças de Kadafi retomarem a cidade, "elas poderão isolar Benghazi" e deixá-la sem gás.

Membro da Opep, a Líbia é o quarto maior produtor de petróleo da África, atrás de Nigéria, Argélia e Angola, e produz cerca de 1,8 milhão de barris por dia, com reservas estimadas em 42 bilhões de barris.

O país também quer desenvolver suas reservas de gás, que a Organização de Países Exportadores de Petróleo estima ser de 1,540 trilhão de metros cúbicos.

Desde 2005, a Líbia quase duplicou suas exportações de gás, de 5,4 bilhões de metros cúbicos para 10 bilhões.

Ajdabiya, entretanto, é a principal encruzilhada.

Situada a 17 km da costa, sua estrada leva às cidades rebeldes mais importantes no nordeste - Benghazi, Tobruk, Derna e Al-Baida -- e outra importante estrada leva ao sudeste.

Um engenheiro que pediu para não ser identificado disse que "é muito importante proteger Brega porque se eles a tomarem, poderão avançar até Ajdabiya, e Ajdabiya é uma região crucial, já que liga o leste ao oeste e ao sul".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação