Mundo

Obama pede cooperação dos dois partidos para aprovação do orçamento

Agência France-Presse
postado em 05/03/2011 10:04
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado a democratas e republicanos que cheguem a um acordo sobre a redução dos gastos desnecessários, mas sem sacrificar os investimentos em educação, pesquisas e infraestrutura, setores considerados geradores de empregos.

"Temos que ter uma união, democratas e republicanos, na elaboração de um orçamento a longo prazo que sacrifique os gastos desnecessários sem sacrificar investimentos que geram emprego", pediu o presidente em seu programa semanal de rádio.

O comentário foi feito depois de Obama ter assinado na quarta-feira um financiamento provisório, proposta pelos republicanos, para custear as operações do governo até 18 de março, com o objetivo de ganhar tempo para negociar uma solução para o restante do exercício orçamentário de 2011, que termina em 30 de setembro.

A Casa Branca e o Congresso devem alcançar outro acordo ou enfrentar a perspectiva de um bloqueio parcial dos serviços governamentais ("shutdown").

A Câmara de Representantes aprovou, com apoio dos republicanos, um projeto de lei que permite o financiamento do Estado federal até o fim do ano fiscal, mas com cortes de 61 bilhões de dólares. A drástica medida não convenceu os democratas e tem poucas chances de ser aprovada no Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação