Mundo

Manifestações estão proibidas na Arábia Saudita

Agência France-Presse
postado em 05/03/2011 15:28
Riad - As manifestações estão proibidas na Arábia Saudita e a polícia está autorizada a reprimí-las "com todas as medidas necessárias", para fazer respeitar a lei, lembraram neste sábado as autoridades, segundo a rede de televisão oficial.

"As leis do reino proíbem todo o tipo de manifestação, marcha ou protesto pacífico, já que vão contra a sharia (lei islâmica) e as tradições da sociedade saudita", lembrou o ministério do Interior, citado pela agência oficial SPA e pela televisão.

O ministério acrescentou que a polícia está autorizada a "tomar todas as medidas necessárias contra aqueles que violam a lei".

Esta mensagem de advertência ocorre depois do registro, nos últimos dias, de pequenas manifestações no reino, governado por uma dinastia sunita conservadora.

Estes pequenos protestos ocorreram sobretudo no leste do país, onde vive uma forte comunidade xiita.

No entanto, duas convocações a manifestações na Arábia Saudita circulam no Facebook: a primeiro delas organiza o "Dia da Ira" em 11 de março e o outra busca uma "Revolução saudita" no dia 20 do mesmo mês.

Na sexta-feira, centenas de pessoas se manifestaram na cidade de Al Hufuf (leste), uma região rica em petróleo onde vive uma forte comunidade xiita, para pedir a libertação de Tufic al Amer, um predicador desta comunidade religiosa.

Nesta cidade de Al Qatif (leste) ocorreu outra manifestação similar, que foi dispersada pela polícia sem que fossem registrados incidentes, segundo testemunhas. Na quinta-feira, pelo menos 22 manifestantes que pediam a libertação de nove detidos foram presos nesta mesma cidade.

Tufic al Amer foi preso em 27 de fevereiro "após ter pedido a instauração de uma monarquia constitucional" no reino, segundo o site Rassid, especializado na informação sobre os sauditas xiitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação