Mundo

Líbia pede para Liga Árabe reverter suspensão das reuniões

Agência France-Presse
postado em 05/03/2011 19:41
Trípole - O regime do ditador líbio Muamar Kadhafi pediu à Liga Árabe para reverter uma decisão que suspende o país das reuniões da organização, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Khaled Kaaim, neste sábado.

"A Líbia contactou o (secretário-geral) Amr Mussa para a Liga Árabe reverter sua decisão de suspender a Líbia", disse Kaaim à imprensa.

[SAIBAMAIS]No dia 22 de fevereiro, a organização barrou a Líbia de suas reuniões até que Trípoli responda às exigências dos manifestantes, ameaçando suspender sua participação depois que confrontos mataram centenas de pessoas.

O organismo afirmou que decidiu "proibir o governo da Líbia de participar das reuniões da Liga Árabe e de todos os órgãos a ela afiliados até que as autoridades líbias respondam às exigências, garantindo a segurança e a estabilidade do seu povo".

Uma reunião de cúpula também deve decidir se a Líbia "cumpriu com o seu compromisso da carta de adesão da Liga Árabe", afirmou, após uma reunião de crise dos representantes permanentes no Cairo.

O grupo de 22 membros disse que "as ambições do povo árabe para liberdade, reformas democráticas, desenvolvimento e justiça são legítimas e devem ser respeitadas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação