Mundo

Tropas de Kadhafi avançam para Benghazi

Agência France-Presse
postado em 13/03/2011 10:54
Depois de as forças fiéis a Muamar Kadafi retomarem a cidade de Ras Lanuf, importante porto petrolífero e reduto rebelde mais avançado na frente leste, o exército governista avançava neste domingo a Benghazi, reduto da oposição ao regime.Benghazi é a segunda cidade em importância do país e as comunicações por telefone celular estavam cortadas neste domingo.

O regime líbio também anunciou domingo que a calma já foi restabelecida nos portos e pediu que as empresas estrangeiras voltem a enviar seus petroleiros, informou a televisão estatal.

A Companhia Nacional de Petróleo, citada pela televisão, anunciou que "os portos líbios já são seguros depois que se pôs fim a atos de sabotagem, tornando-se, agora, operacionais".

"Ras Lanuf foi libertada dos grupos armados e em todas as instituições (da cidade) foram hasteadas as bandeiras verdes" do regime, frisou a televisão estatal. Como parte da ofensiva para recuperar as cidades orientais do país, as forças fiéis ao regime utilizaram bombardeios aéreos e ataques de artilharia para fazer os insurgentes fugirem da cidade estratégica, situada a 650 km de Trípoli.

Depois de Al-Uqaila, os soldados do dirigente líbio já tomaram também o controle de Al-Busher e bombardeavam a cidade de Brega, que fica a 240 km de Benghazi, comprovou a AFP.

Aos gritos de "Alá é grande", dezenas de rebeldes abandonavam Brega em veículos que transportavam baterias antiaéreas para posicionar-se em Ajdabiya, 80 km mais a leste.A televisão estatal líbia já anuncia a "limpeza" da cidade de Brega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação