Mundo

Suspenso alerta de tsunami no Japão

Agência France-Presse
postado em 14/03/2011 01:36
Tóquio - O alerta de tsunami decretado no final da manhã desta segunda-feira no Japão foi suspenso às 13h local (1h Brasília) pelas autoridades de diversas prefeituras do litoral. "No momento não há mais risco de tsunami, mas pedimos à população que fique alerta", declarou à AFP um funcionário da prefeitura de Fukushima.

O alerta foi deflagrado após um helicóptero dos bombeiros avistar uma vaga de três metros seguindo em direção à costa. A Agência Meteorológica Japonesa não havia confirmado tremor ou alerta de tsunami no mesmo momento para a região.

"Quando registramos um terremoto, a Agência emite um alerta e um aviso de tsunami, mas não verificamos qualquer abalo sísmico" significativo no momento, declarou um responsável à AFP.

A rede de televisão estatal NHK anunciou que a onda foi avistada por um helicóptero dos bombeiros na altura da prefeitura de Fukushima, onde há várias centrais nucleares.

Em meio às informações contraditórias, as autoridades da prefeitura de Aomori determinaram a evacuação dos 12.859 habitantes do porto de Hachinohe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação