Mundo

EUA enviam navios ao Mediterrâneo

Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 16:19
Washigton - Os Estados Unidos devem deslocar a partir de quarta-feira o porta-helicópteros Bataan e dois navios de apoio para o Mediterrâneo para se juntarem a outros navios, tendo em vista uma eventual ação militar contra a Líbia, anunciou nesta sexta-feira a Marinha americana.

O Bataan, um navio de ataque anfíbio, deve se somar ao Kearsarge, um navio do mesmo tipo, e ao Ponce, que estão no Mediterrâneo há várias semanas, indica a Marinha em um comunicado.

O Bataan possui uma frota de helicópteros e instalações médicas apropriadas para dar apoio a operações humanitárias e militares.

Ele deve deixar Norfolk (Virgínia, leste) na quarta-feira e estará à frente de um grupo de operações anfíbias que incluem também o Mesa Verde, um navio que transportará centenas de marines, e o navio de apoio Whidbey Island.

Os Estados Unidos possuem também dois destróieres lança-mísseis no leste do Mediterrâneo: o Barry e o Stout. Os dois estão equipados com mísseis de cruzeiro Tomahawk.

No entanto, o porta-aviões Enterprise, com seus 80 aviões e helicópteros, que estava no Mar Vermelho com seus navios de escolta nos últimos dias, distanciou-se da Líbia e está no Oceano Índico, afirmou à AFP uma autoridade americana da Defesa.

O Conselho de Segurança da ONU autorizou na quinta-feira à noite a comunidade internacional a usar "todos os meios necessários" para proteger os civis e impor um cessar-fogo ao Exército líbio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação