Mundo

Sócrates, um socialista pragmático e determinado

Agência France-Presse
postado em 23/03/2011 20:06
Lisboa - O primeiro-ministro português José Socrates, que anunciou a demissão nesta quarta-feira (23/3), após a rejeição de seu novo programa de austeridade pelo Parlamento, é considerado um socialista pragmático, criticado pelo autoritarismo, mas também louvado pela determinação.

Notoriamente impaciente e colérico, Sócrates, que havia prometido emendar-se, admitindo "uma certa indelicadeza", após ter perdido em setembro de 2009 sua maioria absoluta, pagou, assim, o preço pela incapacidade de dialogar, denunciada até pelo próprio partido.

Nascido em 6 de setembro de 1957 perto de Vila Real (norte) de uma família liberal de classe média, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa disse ter despertado para a vida política com a Revolução dos Cravos, que pôs fim a 42 anos de ditadura em Portugal, em 1974.

Após uma breve passagem pelo Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), aderiu em 1981 ao Partido Socialista, então na oposição.

Eleito deputado aos 30 anos, várias vezes ministro, este praticante de jogging e apreciador de rock, divorciado e pai de dois filhos, fez toda a carreira na política, estando envolvido em várias polêmicas que arranharam sua imagem, em seis anos de poder.

Engenheiro de formação, foi obrigado a se defender do benefício de um diploma arranjado. Seu nome também foi citado num suposto assunto de corrupção na época em que ocupava o ministério do Meio Ambiente. Aberta em 2004, a investigação "Freeport", que recebeu o nome de um centro comercial instalado numa zona de proteção ambiental, foi finalmente arquivada, em julho de 2010.

Eleito secretário-geral do PS em 2004, José Socrates ofereceu no ano seguinte a seu partido a primeira maioria absoluta de sua história.

Nomeado primeiro-ministro em março de 2005, ele encontrou um crescimento no ponto morto e finanças públicas catastróficas. Apostou, então, no setor privado como motor da retomada e começou a adotar medidas consideradas impopulares.

Em menos de dois anos, seu governo reduziu o déficit público pela metade, em meio a um descontentamento social crescente.

Mais e mais contestado, Sócrates conseguiu, apesar de tudo, garantir a vitória socialista nas eleições legislativas de setembro de 2009, num contexto de grave crise econômica, financeira e social.

Aos que reprovavam o fato de ter-se esquecido de suas origens de esquerda, ele enumerava a paridade de gênero no trabalho, a descriminalização do aborto e a legalização do casamento homossexual.

Apesar de seu partido ter-se tornado minoria no Parlamento, este amante da oratória, da ironia mordaz, conseguiu impor, pouco a pouco, três planos de austeridade sucessivos. Foi em maio, julho e novembro de 2010, não hesitando, também, em pôr o próprio mandato na balança, para obter o apoio da oposição de centro-direita a medidas mais e mais severas.

Apesar desta tentativa sem precedentes, Portugal não convence os mercados e parece condenado a seguir o caminho do resgate financeiro, já trilhado por Grécia e Irlanda.

Teimoso, José Sócrates resistia às pressões e anunciou, no dia 11 de março, a algumas horas de uma cúpula em Bruxelas, um quarto programa de austeridade sem nenhum acordo prévio com a oposição, nem mesmo informar ao chefe de Estado Aníbal Cavaco Silva.

Ante a indignação com este novo pacote e com o método empregado, Sócrates ameaçou novamente demitir-se, se o programa fosse rejeitado, não sem garantir que "certamente" se apresentaria, no caso de legislativas antecipadas.

"Não sou daqueles que viram as costas às dificuldades, que fogem da luta", destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação