Mundo

Rússia nega-se a proibir panfleto antissemita

Agência France-Presse
postado em 28/03/2011 12:08
MOSCOU - A justiça de Moscou negou-se a proibir a venda na Rússia do ;Protocolo dos Sábios de Sião;, um dos panfletos antissemitas fraudulentos mais célebres da história, denunciou nesta segunda-feira (28/3) a ONG Pelos Direitos Humanos em um comunicado.

A ONG havia pedido à justiça que proibisse a venda do livro, ou pelo menos que obrigasse os editores a mencionar claramente que se trata de uma fraude, fabricada por um agente da polícia secreta russa em 1901 com o objetivo de disseminar a crença em um plano judeu para conquistar o mundo.

A procuradoria moscovita diz ter baseado sua decisão em uma perícia feita em 2009 pelo Instituto de Psicologia da Academia de Ciências, segundo a qual o ;Protocolo dos Sábios de Sião; não contém elementos que incentivem ações contra o povo judeu.

Além disso, a justiça considerou que "a falta de uma menção explícita de que este livro é uma fraude não constitui infração da lei russa em relação à defesa dos consumidores".

A ONG Pelos Direitos Humanos anunciou ter apresentado um recurso perante a procuradoria geral da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação