Mundo

China e Alemanha lideram lista de investimentos em energia limpa

Agência France-Presse
postado em 29/03/2011 16:13
Washington - A Alemanha ultrapassou os Estados Unidos como segundo país do mundo que mais investe em energia limpa, ao mesmo tempo em que a China mantém o posto de maior potência a aplicar em fontes alternativas de energia, diz um estudo publicado nesta terça-feira.

A pesquisa, realizada pelo Pew Charitable Trusts, constatou uma alta na demanda mundial por energias renováveis como a solar e a eólica. A úncia exceção é o Reino Unido, cujo interesse por fontes renováveis diminuiu após a posse do novo governo.

O investimento britânico no setor despencou 70% e tirou o país dos 10 primeiros lugares da lista. Esta mudança brusca deve-se, em grande parte, ao rígido plano de austeridade do primeiro-ministro David Cameron.

"Para ser franco, acreditamos que, no fim das contas, tudo é uma questão de política", disse Phyllis Cuttino, diretora do programa de energias limpas do Pew.

"Alemanha e China possuem padrões ambiciosos de energias renováveis - e certamente no caso da Alemanha, há uma tarifa retroativa que os ajuda muito", indicou, referindo-se aos incentivos fiscais do governo para a produção de energia limpa.

A China, que um ano antes havia deixado para trás os Estados Unidos como líder mundial em investimentos deste tipo, não parou de expandir seus domínios sobre as energias renováveis: o investimento total no setor alcançou US$ 54,4 bilhões em 2010, um aumento de 39% em relação ao ano anterior, segundo o relatório.

O estudo calcula que a China produza atualmente quase metade de todos os módulos usados para a exploração da energia solar e eólica.

Na Alemanha, os investimentos em energia limpa dobraram, chegando a US$ 41,2 bilhões. O país também se concentrou no desenvolvimento das energias solar e eólica.

E, apesar de terem caído para o terceiro lugar mundial, os Estados Unidos tiveram um desempenho notável no desenvolvimento de novas fontes de energia: o país registrou um aumento de 51% dos investimentos no setor.

A pesquisa também aponta um aumento de 100% dos investimentos em energia limpa na Itália e Austrália, que aparecem, respectivamente, em quarto e décimo-segundo lugar na lista de países que mais apostam nas fontes renováveis.

Assim como o Reino Unido, Indonésia e Coreia do Sul também registraram uma queda no investimento em energias limpas, mas os especialistas estimam que seja um movimento pontual.

No Japão, onde a principal fonte de energia limpa é a solar, os investimentos aumentaram apenas 10%, mas os analistas do Pew acreditam que este nível deve crescer ao longo da próxima década, em consequência do acidente nuclear na usina de Fukushima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação