Mundo

FBI está interrogando líbios nos EUA

Agência France-Presse
postado em 05/04/2011 09:43
WASHINGTON - O FBI está interrogando cidadãos líbios que vivem nos Estados Unidos com o objetivo de identificar espiões ou agentes encobertos do ditador Muamar Kadhafi, obtendo informações úteis para os aliados, informou nesta terça-feira o The Wall Street Journal.

A campanha de inteligência também busca investigar o eventual planejamento de qualquer ataque por vingança contra a intervenção na Líbia, promovido ou ordenado por Kadhafi contra cidadãos americanos, indicou o jornal, citando pessoas ligadas à operção.

O WSJ, entretanto, destaca que o FBI não está averiguando nenhum atentado específico.

Os agentes do FBI, que iniciaram seus interrogatórios esta semana, se concentram a princípio em pessoas com vínculos pessoais ou profissionais com a Líbia - e, de acordo com o jornal, a lista de potenciais entrevistados do órgão federal já contaria com milhares de nomes.

O FBI está priorizando em suas pesquisas líbios com vistos de entrada para os Estados Unidos.

Segundo informações que circulam na imprensa, funcionários da CIA já estariam na Líbia recolhendo material de inteligência sobre as forças de Kadhafi e dos rebeldes que lutam para derrubar o regime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação