Mundo

Líder rebelde líbio Mahmoud Jibril chega a Washington quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 13/04/2011 19:48

WASHINGTON - O líder rebelde líbio Mahmoud Jibril vai se reunir com representantes americanos em Washington a partir de quinta-feira, anunciou o Departamento de Estado. Jibril, encarregado das Relações Exteriores no Conselho Nacional de Transição (CNT), deve se encontrar com membros do Congresso e dirigentes do Departamento de Defesa, informou o porta-voz Mark Toner.

Ele ainda tem um encontro marcado com Jim Steinberg, o n;2 da diplomacia americana. "Esses encontros vão permitir que continuemos a conhecer melhor a oposição, o CNT e seu projeto para a Líbia", comentou Toner.

Jibril havia conversado há algumas semanas em Paris com a secretária de Estado Hillary Clinton, que estará este fim de semana em Berlim para um encontro da Otan. Mahmoud Jibril deve também participar na sexta-feira de uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), anunciou separadamente este centro de estudos, com sede na capital dos Estados Unidos.

Os EUA, como haviam anunciado desde o início das operações, reduziram sua participação militar na Líbia, enquanto que a França e a Grã-Bretanha pressionam os outros países da Otan a intensificar seus esforços ante o temor de estagnação do conflito.

Jibril irá pela manhã de quinta-feira ao Capitólio com o senador John Kerry, presidente da comissão de Relações Exteriores. Acompanhados do embaixador líbio Ali Aujali, os dois vão participar de uma coletiva de imprensa por volta das 11H30 (12H30, horário de Brasília). "A comissão de Relações Exteriores e os americanos estão impacientes para saber mais sobre a oposição na Líbia e Mahmoud Jibril está na posição de responder a nossas perguntas", declarou Kerry em um comunicado nesta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação