Mundo

Grécia anuncia privatização de empresa de energia

Agência France-Presse
postado em 15/04/2011 10:44
O governo da Grécia anunciou que reduzirá sua participação no capital do principal grupo público de energia elétrica do país, PPC, de 51 a 34% em 2012, como parte do plano de privatizações incluído no pacote de ajuste.O plano de privatização deve render ao Estado entre 12 e 16,5 bilhões de euros até 2013.

"Em 2012 reduziremos a participação estatal na PPC de 51% a 34%, mas manteremos o controle público na direção do grupo", afirma o governo em um comunicado. O Executivo anunciou ainda a redução na participação de 20% na principal operadora de telecomunicações do país, OTE, que tem como principal acionista a Deutsche Telekom.O governo também privatizará parcialmente a Trainose, empresa que opera ferrovias.

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, apresentou nesta sexta-feira as bases do plano para recuperar a economia e sanar as finanças públicas.A empresa de gás Depa também será parcialmente privatizada. Os cassinos, fábricas de armamento, portos e aeroportos também integram o catálogo de vendas do Estado até 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação