Mundo

João Paulo II deve ser canonizado em tempo recorde

Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 14:37
Cidade do Vaticano - O falecido papa João Paulo II se tornará santo rapidamente, logo após ser beatificado no domingo, ainda que precise ser identificado um milagre atribuído a ele, explicou um ex-conselheiro.

"O trabalho já está pronto para a canonização dele", disse o cardeal suíço Georges Cottier à agência de notícias religiosa I.Media, em entrevista publicada nesta terça-feira.

"Nós precisamos apenas de um milagre e de uma decisão do Papa (Bento XVI)", disse Cottier, de 89 anos, que foi teólogo da casa papal de João Paulo II por 15 anos até a morte do pontífice polonês, em 2005.

"Não estou surpreso com a velocidade do processo", disse, descrevendo João Paulo II como "um homem de Deus".

A partir de domingo, João Paulo II ficará conhecido como "beato", um título que exige a confirmação de um primeiro milagre, no caso dele, a recuperação de uma freira francesa do mal de Parkinson, que os médicos não conseguiram explicar.

A freira, Marie Simon-Pierre, disse que o falecido João Paulo II atendeu a suas preces.

Segundo as regras estritas da Igreja Católica Romana sobre a canonização, o procedimento não é normalmente iniciado até cinco anos depois da morte do candidato a santo.

Mas o próprio João Paulo II conseguiu acelerar o processo para a religiosa albanesa madre Teresa, que foi beatificada em 2003, apenas seis anos depois de sua morte.

Seu próprio dossiê foi iniciado logo após a sua morte, em 2005, quando em seu funeral seus simpatizantes exibiam faixas com os dizeres "Santo Subito" (Santidade imediata).

Além disso, Cottier afirmou que alguns cardeais "assinaram uma carta pedindo ao futuro Papa que começasse o processo de beatificação o mais rápido possível".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação