Mundo

Morre em Miami anticastrista Orlando Bosch

Agência France-Presse
postado em 27/04/2011 21:23
MIAMI - O veterano militante anticastrista Orlando Bosch morreu nesta quarta-feira, em Miami, aos 84 anos, vítima de uma doença não especificada, revelou um amigo da família, o ativista cubano Pedro Corzo. "Orlando (Bosch) faleceu às 12H05 da tarde de hoje, ao final de uma longa e dolorosa enfermidade. Que Deus o tenha em sua glória", disse Corzo.

Bosch foi detido com o ex-agente da CIA e anticastrista Luis Posada Carriles na Venezuela em 1976, acusado de planejar o atentado contra um avião da Cubana, mas acabou inocentado.

Pediatra de profissão, Bosch apoiou no início a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgencio Batista, mas logo se tornou um férreo opositor e organizou um grupo guerrilheiro contrarrevolucionário nas montanhas de Escambray.

O grupo durou pouco tempo e Bosch abandonou a Ilha em 1960, para o exílio em Miami, onde se uniu a organizações anticastristas.

Como Posada Carriles, recentemente libertado após ser julgado no Texas por vários crimes, Bosch era considerado pelo governo em Havana como um "terrorista" protegido pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação