Mundo

Marco Aurélio Garcia vai receber ativista iraniana

postado em 05/05/2011 12:08
O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, vai receber na tarde desta quinta-feira (5/5), no Palácio do Planalto, a ativista Mina Ahadi, porta-voz oficial do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de Mulheres.

A ativista, que veio ao Brasil para participar do 2; Fórum Democracia & Liberdade, realizado na última terça-feira (3/5), pelo Instituto Millenium, em São Paulo, quer que o governo brasileiro critique abertamente o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela pena de execução por apedrejamento, prática adotada pelo regime islâmico há 30 anos.

Atualmente, cerca de 25 pessoas (a maioria mulheres) podem ser executadas por meio de apedrejamento no Irã. O caso mais conhecido é o de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana acusada de adultério e participação na morte do marido.

Mina Ahadi também será recebida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, Paulo Paim (PT-RS). A expectativa inicial da iraniana era ter uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Pela manhã, Ahadi se reuniu com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação