Mundo

Japão detecta plantação de chá com índice elevado de radioatividade

postado em 12/05/2011 08:49
TÓQUIO - O Japão detectou um índice de radioatividade superior ao normal nas plantações de chá próximas de Tóquio, ao mesmo tempo que prosseguem os vazamentos na central nuclear de Fukushima.

Análises detectaram 570 becquerels de césio por quilo em folhas de chá cultivadas em Minamiashigara, na prefeitura de Kanagawa, ao sudoeste da capital.

[SAIBAMAIS]A prefeitura suspendeu a venda de chá e solicitou a devolução de produtos expedidos, mas destacou que o nível de césio não é perigoso.

"É a primeira vez que encontramos um índice anormal de radioatividade em produtos agrícolas cultivados em nosso município", admitiu Hideto Funahashi, da Secretaria de Agricultura local.

"Não identificamos exatamente a fonte da contaminação, mas não podemos imaginar que seja outra a não ser Fukushima", disse.

A central nuclear, que fica 220 quilômetros ao nordeste de Tóquio e a 280 quilômetros de Minamiashigara, foi muito afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Quatro dos seis reatores seguem emitindo níveis elevados de radiação na atmosfera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação