Mundo

Japão não abandonará energia nuclear, afirma premier

postado em 18/05/2011 10:22
Tóquio - A energia nuclear continuará sendo chave na política energética do Japão, afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro Naoto Kan, que no entanto admitiu que o governo revisará as normas após o acidente em Fukushima, o mais grave desde Chernobyl.

O premier anunciou que uma comissão especial investigará o acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

"A comissão de investigação do acidente, que se reunirá em breve, deverá analisar a forma como o Japão administra sua política nuclear", disse Kan, antes de precisar que espera "estabelecer as bases para uma profunda reforma". No entanto, Kan apoiou o uso da energia nuclear.

"Se conseguirmos outras maneiras para usar a energia atômica de maneira mais segura... claro que continuaremos utilizando", disse.

"Em um primeiro momento é necessária uma revisão profunda", completou. Quase 30% da energia elétrica produziada na terceira maior economia mundial procede das centrais nucleares.

O acidente de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que deixaram 25.000 mortos e desaparecidos, obrigou o governo a estabelecer uma área de segurança de 20 km ao redor da central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação