Mundo

Casal Obama participa de banquete em Buckingham

Agência France-Presse
postado em 25/05/2011 08:28
LONDRES - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle foram homenageados na noite desta terça-feira no Palácio de Buckihgham com um banquete oferecido pela rainha Elizabeth II, ao final do primeiro dia de sua visita à Grã-Bretanha.

Durante o banquete, que reuniu 170 convidados, Obama destacou "a vitalidade da relação especial" entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, e fez uma homenagem pessoal à rainha Elizabeth, que suas duas filhas "sempre adoraram".

O único "tropeço" do presidente americano durante o banquete foi prosseguir com seu discurso após o início da execução do hino nacional britânico, uma gafe protocolar provocada pela precipitação da orquestra.

Mais cedo, a rainha e seu marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, receberam o casal Obama em Buckinham, onde ficarão hospedados.

Obama e Michelle mantém uma relação amistosa com a rainha desde que a conheceram, em abril de 2009, três meses depois da chegada do casal à Casa Branca, quando foram recebidos informalmente no Palácio de Buckinham, juntamente com as filhas Sasha e Malia.

Na tradicional troca de presentes, a rainha ofereceu a Obama cópias da correspondência mantida pela rainha Victória (1837-1901) com os sucessivos presidentes americanos e deu a Michelle um broche de ouro.

Em troca, o presidente americano lhe entregou um álbum com fotos e outras recordações da visita feita aos Estados Unidos pelos pais de Elizabeth, o rei George VI e a "Rainha Mãe" em 1939, assim como vários objetos relacionados à equitação, uma das paixões dos Windsor.

Obama também depositou hoje uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, na Abadia de Westminster.

Nesta quarta-feira, Obama será recebido pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, para reforçar a relação especial entre os dois países, qualificada por ambos como "essencial".

Após desfrutar de um churrasco nos jardins de Downing Street, Obama discursará na Câmara do Parlamento Britânico, uma honra rara para líderes estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação