Mundo

Lorde britânico é condenado a um ano de prisão por fraude na declaração

Agência France-Presse
postado em 31/05/2011 16:32
LONDRES - Um membro conservador da Câmara Alta do Parlamento britânico foi preso nesta terça-feira (31/5) e vai cumprir pena de um ano por fraude na declaração de gastos. Lord John Taylor, de 58 anos, é o quinto legislador preso por um escândalo que abalou a classe política britânica em 2009.

Taylor, um ex-advogado e primeiro negro a ocupar uma cadeira na Câmara dos Lordes em 1996, declarou mais de 11 mil libras (18.140 dólares) de gastos com acomodações e viagens.

A Corte da Coroa de Southwark, em Londres, mostrou que Taylor citou como residência principal uma casa em Oxford, mas o escritório de gastos da Câmara dos Lordes comprovou que a casa pertencia ao sobrinho e que, na verdade, ele morava em Londres.

Taylor declarou durante o processo que acreditava só precisar de uma "relação familiar" para designá-la como residência principal. Também reiterou inocência porque havia apenas seguido o conselho de alguns colegas Lordes, já que declarar uma residência fora da capital era uma forma de ganhar dinheiro.

Ao condenar Taylor a 12 meses de prisão, em janeiro, o juiz John Saunders disse que este escândalo "deixou mancha irreparável no Parlamento".

O escândalo estourou depois que um jornal teve acesso a declarações de um deputado para conseguir o reembolso total com aluguéis de filmes pornográficos, o que provocou um sério questionamento no sistema de concessão de subsídios parlamentares.

Outro lorde conservador, Paul White, receberá no próximo mês a sentença depois de considerado culpado por declarações falsas sobre gastos parlamentares, no valor de 14 mil libras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação