Mundo

Lula e Raul Castro exaltam relação entre Brasil e Cuba

Agência France-Presse
postado em 31/05/2011 22:09
LA HABANA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (31/5) com o presidente de Cuba, Raúl Castro, com quem conversou sobre o "excelente estado" das relações entre os dois países, no início de uma visita de dois dias à Ilha, informou a TV local. "Durante o cordial encontro, ambos se mostraram satisfeitos com as relações entre as duas nações e dialogaram sobre diversos temas da atualidade internacional", revelou a TV.

A reunião teve a participação do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e do ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, assim como do embaixador do Brasil em Havana, José Martins Felício.

Segundo fontes locais, não está descartada uma visita de Lula a Fidel Castro, que já o recebeu várias vezes desde que deixou o poder por motivo de doença, em julho de 2006.

O ex-presidente deve visitar as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, cujos trabalhos são realizados a partir de um empréstimo de 300 milhões de dólares concedido pelo Brasil. Durante o governo Lula, o Brasil se tornou o segundo parceiro de Cuba na América Latina - depois da Venezuela -, e sua sucessora, Dilma Rousseff, prometeu manter essas relações estreitas com a ilha comunista.

Lula partirá de Havana na manhã de quinta-feira rumo à Venezuela, onde se reunirá com o presidente Hugo Chávez, principal aliado de Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação