Mundo

Emissários da Rússia e da China visitam Benghazi, no leste da Líbia

postado em 07/06/2011 08:25
Benghazi - Representantes diplomáticos da Rússia e da China visitam Benghazi, leste da Líbia e capital dos rebeldes líbios, para contatos com integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT), braço político da insurgência.

O emissário russo Mikhail Marguelov é a primeira autoridade do país a visitar a cidade dos insurgentes. "Viemos a Benghazi para facilitar o diálogo entre as duas partes, A Rússia está em uma posição única, porque ainda dispõe de uma embaixada em Trípoli e hoje se reúne com a rebelião", declarou Marguelov.

Um grupo de diplomatas chineses também está em Benghazi, depois do primeiro contato, na semana passada, entre o embaixador do país no Qatar, Zhang Zhiliang, e o presidente do CNT, Mustafah Abdeljalil.

A China tem interesses econômicos na Líbia, grande produtor de petróleo, de onde retirou 36.000 cidadãos que trabalhavam nas áreas de energia, construção civil, ferrovias e telecomunicações.

Os encontros entre o CNT e a China constituem um êxito diplomático para os rebeldes líbios, já que Pequim baseia sua política externa no princípio da não interferência nos assuntos internos de outros países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação