Mundo

Sanrio e Mercis chegam a acordo sobre Hello Kitty

Agência France-Presse
postado em 08/06/2011 07:23
Tóquio - A empresa japonesa Sanrio, criadora da gata Hello Kitty, e a holandesa Mercis, que acusava a companhia nipônica de ter copiado uma personagem, chegaram a um acordo e retiraram as ações judiciais, que consideraram fora de propósito poucos meses depois do terremoto e tsunami no Japão.

A Mercis, que tem os direitos sobre a obra do holandês Dick Bruna, havia acusado a Sanrio de ter copiado a personagem Miffy para criar Cathy, uma amiga de Hello Kitty.

Um tribunal de Amsterdã deu razão à empresa holandesa ordenou que a Sanrio interrompesse a produção e venda de peças derivadas da coelha Cathy na Holanda, Bélgica e Luxemburgo. A Sanrio apresentou um recurso de apelação.

Mas nesta quarta-feira as duas empresas consideraram que não havia sentido em prosseguir com a disputa, já que o Japão ainda sofre com as consequências do terremoto e tsunami de 11 de março. Assim, anunciaram que repassarão o dinheiro que seria gasto no processo às obras de reconstrução do país.

Hello Kitty é comercializada desde 1974 e Cathy desde 1976. A Miffy existe desde 1955. Desde então, a personagem Hello Kitty virou uma grande indústria, com 50.000 produtos derivados em quase 60 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação