Mundo

Publicidade na Ucrânia compara comunismo ao nazismo

postado em 22/06/2011 16:27
LVIV - As autoridades de Lviv, reduto nacionalista e antissoviético do oeste da Ucrânia, instalaram anúncios publicitários nos quais comparam o comunismo ao nazismo, por ocasião do 70; aniversário da invasão da União Soviética pela Alemanha nazista.

"Comunismo = Nazismo" dizem os cartazes patrocinados pelo conselho, com duas fotos em preto e branco nas quais aparecem moradores locais vítimas ao mesmo tempo das autoridades soviéticas e do exército nazista nos anos 1940.

Uma das fotografias mostra corpos jogados no chão, depois das execuções em Lviv (junho de 1941) pela polícia política de Stalin, o NKVD, informou o vice-prefeito Vassyl Kossiv.

A outra, datada de março de 1942, mostra sete corpos pendurados atrás de um homem vestido com uniforme nazista. "Os moradores de Lviv sofreram tanto com o regime nazista quanto com o comunista durante a Segunda Guerra Mundial", declarou Kossiv.

"Uma parte considerável da população foi exterminada. Prisões e campos de concentração foram utilizados tanto pelo NKVD quanto pela Gestapo. Se forem levadas em consideração suas atividades criminosas, eram duas forças idênticas", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação