Mundo

Japão realizará provas de resistência em todas centrais nucleares

Agência France-Presse
postado em 06/07/2011 08:19
O Japão realizará provas de resistência em todas suas centrais nucleares para verificar seus níveis de segurança após a catástrofe de Fukushima, anunciou nesta quarta-feira (local) o ministro da Economia, conforme divulgado pela imprensa do país.

O ministro da Economia, Comércio e Indústria, Banri Kaieda, anunciou os testes ao assegurar que haverá fornecimento de energia elétrica suficiente durante o verão, disseram as agências Jiji Press e Kyodo.

Logo após um tsunami gigante provocar, no dia 11 de março deste ano, graves vazamentos radioativos na central de Fukushima Daiichi (Fukushima N;1, noroeste), as autoridades de diferentes regiões do Japão onde há reatores expressaram seu temor pela segurança das instalações. Nenhum dos reatores recolhidos para manutenção após o acidente de 11 de março voltou a funcionar devido a insegurança que eles geram na população, o que fez reduzir drasticamente a produção de eletricidade.

Antes da catástrofe de Tohoku (noroeste), as centrais nucleares eram responsáveis por aproximadamente 30% do consumo elétrico do Japão, uma porcentagem agora muito reduzida já que só estão em funcionamento 19 dos 54 reatores. As autoridades impuseram uma redução de 15% do consumo de eletricidade às empresas e às administrações públicas nas regiões em torno das megalópoles de Tóquio e de Tohoku, para evitar que a tensão na rede provoque cortes de abastecimento.

A medida é válida para todo o verão, um período tradicionalmente de alto consumo devido ao funcionamento de ar-condicionados. Em torno da central de Fukushima foi estabelecida uma zona de acesso proibido em um raio de 20 km, mas outras cidades ou povos situados além da zona continuam recebendo partículas radioativas.

O custo desta catástrofe, a mais grave ocorrida no Japão desde a Segunda Guerra Mundial, foi estimado em 250 bilhões de euros (aproximadamente 362,5 bilhões de dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação